Como grande parte dos favoritos nessa categoria já escolheram suas submissões é possível fazer um panorama geral de quais nomes são mais prováveis de aparecem como indicados na cerimônia.

 

10. Jim Parsons, The Big Bang Theory (“The Pancake Batter Anomaly”)

Não vi o episódio, desgosto muito da série e tenho uma antipatia por ele, mas nerds estão na moda ultimamente.

09. Zach Braff, Scrubs (“My Princess”)

Se ele chegar no top 10 já vai ser um feito grande considerando a temporada meia-boca que tivemos. A submissão também não ajuda em nada.

08. Kelsey Grammer, Back to You (“Pilot”)

Algo do tipo Stockhard Channing indicada por “Out of Practice” poderia acontecer, mas acho que não. Por mais que eles amem o Grammer os 7 nomes acima parecem ser os mais prováveis de serem chamados.

07. Lee Pace, Pushing Daisies (“Pie-lette”)

Boa submissão + favorito dos críticos e internautas + ABC – concorrentes veteranos = esnobado.

06. David Duchovny, Californication (“The Last Waltz”)

Talvez eu não devesse ignorar sua vitória no Globo de Ouro e o fato dele estar tendo sua grande volta aos holofotes, mas por enquanto acredito numa esnobada ao Duchovny que apesar de fazer um trabalho muito bom em Californication, não faz muito o perfil de melhor ator cômico. Muito provável que nas previsões finais eu coloque ele no top 5, mas por enquanto ele fica como dark horse.

05. Charlie Sheen, Two And A Half Men (“Is There A Mrs. Waffles?”)

Todo o drama envolvendo seu divórcio com certeza irá prejudicá-lo, mas duvido que seja a ponto de custar sua indicação. Considerando que os votantes gostam muito de Men é provável que esse simpático episódio consiga elogios e votos dos membros.

04. Larry David, Curb Your Enthusiasm (“Bat Mitzvah”)

Larry David já foi indicado aqui algumas milhares de vezes por esse papel e esse ano não será diferente, o selo HBO é suficiente para rendê-lo uma indicação. Assisti sua submissão há um bom tempo atrás e gostei do episódio como de sua performance, nada extraordinário.

Se eu me recordo, sua atuação em “Meet the Blacks” foi muito mais engraçada e constrangedora do que essa daqui teria sido uma submissão melhor, mas não acho que ele teria chances de ganhar de qualquer jeito.

03. Steve Carell, The Office (“Branch Wars”)

O Steve Carell é um desses atores que vão passar anos e anos sendo fortes concorrentes numa categoria, mas nunca vai ser capaz de ganhar (Jane Kaczmarek?), eu espero que eu esteja errado, mas não tem como o Carell ganhar escolhendo episódios como esse.

“Goodbye, Toby”, “Money”, “Dinner Party” e até mesmo “The Deposition” seriam submissões melhores para ele, “Branch Wars” é um episódio quase totalmente centrado no Jim e no seu reencontro com a Karen, o Michael é um coadjuvante na história e por mais que esteja divertido no episódio, nada que ele não faça em qualquer outro episódio.

02. Tony Shalhoub, Monk (“???”)

Se tem uma que todos nós aprendemos durante essas últimas edições do Emmy foi que o Shalhoub não deve subestimado. A FOX americana obviamente sabe que a maior chance que tem em prêmios é com ele e então fazem da série Monk um grande produto do Shalhoub.

Basicamente, eu quero dizer que o Shalhoub pode escolher qualquer episódio da temporada que ainda assim ele será indicado, aclamado e ganhará muitos votos dos membros da academia, se esses votos serão suficientes para ele ganhar ou não, isso é outra coisa, mas é certo dizer que ele será indicado.

01. Alec Baldwin, 30 Rock (“Rosemary’s Baby”)

Ano passado o comentário geral era de que o Baldwin cometeu um erro fatal ao não enviar “Jack-Tor” como sua submissão (enviou a season finale “Hiatus” que no geral, dividiu muitas opiniões) e que dessa forma perdeu aquela que teria sido sua maior chance de ganhar um Emmy.

Esse ano, Baldwin parece ter sido mais esperto e aprendeu com o erro do ano passado e enviou aquele que foi sem dúvida nenhuma seu melhor trabalho da temporada, “Rosemary’s Baby”. A cena em que interpreta os familiares do Tracy na terapia foi brilhante e sem dúvida nenhuma digna do Emmy, o problema, porém é que seu personagem – fora essa cena – não tem nenhum envolvimento com a trama principal o que pode prejudicá-lo um pouco, mas independentemente disso esse foi sem dúvida a melhor submissão que poderia ter.

Últimos Vencedores:

1998 Kelsey Grammer “Frasier”
1999 John Lithgow “3rd Rock from the Sun”
2000 Michael J. Fox “Spin City”
2001 Eric McCormack “Will & Grace”
2002 Ray Romano “Everybody Loves Raymond”
2003 Tony Shaloub “Monk”
2004 Kelsey Grammer “Frasier”
2005 Tony Shaloub “Monk”
2006 Tony Shaloub “Monk”
2007 Ricky Gervais “Extras”