Nessa segunda rodada do Major Contestants, Glenn Close foi a escolhida. Close é conhecida pelos seus trabalhos no cinema, mas esse já não é seu primeiro papel na tv, a atriz já foi protagonista da 4ª Temporada de The Shield, que lhe rendeu uma indicação ao Emmy por sinal.

Submissão: “Pilot” (1×01)

É muito comum os protagonistas das séries apostarem no piloto como sua submissão, já que esse é geralmente um episódio em que ganham um grande destaque e também por que é nele que temos a oportunidade de nos identificarmos com o personagem, existe uma lista enorme de séries que sobreviveram até hoje devido ao enorme talento de seu protagonista.

burne_close_wideweb__470x312,0

E Damages de certa forma, faz parte dessa lista. Convenhamos a série não é grande coisa, mas conseguiu um enorme apoio da crítica e do público e grande parte disso veio pela Glenn Close. Se o elenco fosse encabeçado por alguma desconhecida a série com certeza não teria sido renovada para mais duas temporadas e nem teria causado tanto interesse nas pessoas.

Da mesma forma que se a Close chegasse a decepcionar e entregasse uma atuação fraca e pouco-memorável o seriado era capaz de não passar da primeira temporada.

 

Mas apesar da quantidade enorme de expectativas nas costas, a Close deu conta do trabalho. Sua atuação na série foi digna de toda essa atenção que recebeu. O que talvez deixe a desejar em sua personagem é o uso do mesmo papel Emmy-bait descarado: a mulher de negócios que conseguiu surpreender todos e chegou numa posição onde poucos alcançaram e isso é claro mantendo a aparência de ter uma família perfeita, que na verdade não é perfeita (filho problemático que não se relaciona com a mãe e não liga pro padrasto).

Fora isso, sua atuação no piloto da série é ótima. O destaque fica por conta da cena na sua limusine com o Tom e a Ellen*, feita para ser mostrada durante o anúncio dos indicados na premiação.

Já premiada com um Globo de Ouro por esse papel, Glenn Close é uma das atrizes mais prováveis de saírem vitoriosas na cerimônia do Emmy, sua maior concorrente talvez seja a Kyra Sedgwick, mas num ano onde Damages parece ter sido o novo hit show do ano (junto com Mad Men e Pushing Daisies), acho que uma vitória para sua protagonista seja muito mais provável.

*: