Nesta quinta-feira (26 de Junho) saiu o TOP 10 de séries do EMMY.
E como todo ano há suas polêmicas, surpresas e previsibilidade.

O TOP 10 Drama nos trouxe apenas uma série da HBO, justamente uma série que muitos acham subestimada pelo EMMY: The Wire. Ela só teve uma indicação em 2005 na categoria de Melhor Roteiro, e depois não foi mais lembrada. Tudo indica que será indicada, afinal é seu último ano, é aclamada pela crítica e a HBO sempre teve uma série drama nessa categoria.

A FX finalmente teve uma série em um TOP 10, Damages como já era de se esperar é uma das possíveis indicadas a Melhor Drama esse ano, a força da série, apesar de alguns negarem, está no nome e atuação de Glenn Close.

Parece que esse ano a NBC vai ficar sem uma série indicada, pois assim como a HBO ela sempre “abocanhou” indicações nessa categoria. Ano passado foi com Heroes, que por sua vez não entrou no TOP 10, a única chance da NBC é Friday Night Lights, mas como essa série não foi indicada ano passado, dificilmente será indicada esse ano.

Além de Damages, mais uma série nova foi para o TOP 10 esse ano: Mad Men, do canal AMC. Claro que a colocação da série no TOP 10 não seria nenhuma novidade, mas é engraçado ver como esse TOP 10 está bem dividido entre TV a cabo e TV aberta, está 5/5.

Da TV a cabo nós temos: The Wire (HBO), Damages (FX), Mad Men (AMC), The Tudors (Showtime, e foi TOP 10 ano passado também) e Dexter (Showtime, também foi TOP 10 ano passado).

E ainda resta o grande trio da ABC: Grey’s Anatomy, Lost e Boston Legal, todas com grandes chances de serem indicadas. Principalmente Grey’s Anatomy e Boston Legal, já que foram indicadas ano passado, mas Lost pode surpreender, principalmente pela escolha de seu episódio (The Constant), que é um episódio mais individual, ao contrário de anos anteriores em que escolheram episódios que precisavam de continuações ou de ter assistido os anteriores.

E por fim temos mais uma série da TV aberta: House (FOX), que foi indicada por dois anos, e como às vezes tudo é previsível, pode ser indicada esse ano de novo.

As maiores esnobadas, no meu gosto pessoal, foram: The Closer, In Treatment e Brothers and Sisters.

HBO aqui nos brinda com três séries: Entourage (indicada ano passado, e tudo indicada que volta esse ano), Curb Your Enthusiam (indicada em anos anteriores, mas só será indicada se Entourage não for) e Flight Of The Conchords (que fez muito em entrar no TOP 10).

O engraçado é que a HBO e a NBC sempre comandaram as categorias em DRAMA, e parece que esse ano elas vão comandar as de COMÉDIA, pois os maiores lances da NBC são 30 Rock (vencedora do ano passado) e The Office (indicada ano passado, e vencedora em ano anterior).

Teve a surpresa da inclusão de um desenho: Family Guy (Fox), porém essa surpresa não vai passar daqui, já que é bem difícil uma indicação para Melhor Série.

Tem uma série nova: Pushing Daisies (ABC), que pode ser indicada e surpreender no dia da premiação. E temos uma série veterana: Two and a Half Men (CBS), sitcom clássica, que sempre é indicada.

E claro temos a volta de Ugly Betty (ABC), mas que também não deve passar daqui, mesmo contando com a indicação do ano passado, e também a inclusão de Weeds (Showtime), série de TV a cabo que sempre entra no TOP 10, mas fica presa em categorias de atuações, e esse ano não vai ser diferente.

A grande esnobada com certeza foi Desperate Housewives, que sempre foi TOP 10, mas que deve se recuperar nas categorias de atuações.

Hoje minhas previsões seriam assim:

DRAMA:

House (Fox)
Grey’s Anatomy (ABC)
Boston Legal (ABC)
The Wire (HBO)
Mad Men (AMC)

COMÉDIA:

Entourage (HBO)
30 Rock (NBC)
The Office (NBC)
Pushing Daisies (ABC)
Two and a Half Men (CBS)